segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chegando aos céus - Arranha Céus

     O homem sempre procurou alcançar o céu, seja de qualquer forma, porém irei falar sobre grandes edificações, ícones da arquitetura. Arranha céus é o nome dado para edifícios de caráter multifuncional, e por possuir um altura singular aos demais.

     De acordo com a história, a primeira edificação com esse caráter se encontra na bíblia. Os zigurates como eram conhecidos, comportavam uma função religiosa, ou seja, templos religiosos. A torre de babel, foi a primeira tentativa do homem de tocar aos céus, foi construída com o objetivo que o cume chegasse ao céu, para que o nome do homem fosse celebre. Porém a confusão de línguas fez com que os homens se desentendessem e a obra fosse cancelada.

Torre de babel, confusão de línguas.
     Após esse período, os egípcios uma império prospero, construíram grandes marcos arquitetônicos que seriam as pirâmides, que tinha a função de comportar cadáveres de reis e príncipes mortos, um verdadeiro mausoléu. A maior pirâmide que se tem dados e que ainda está erguida, é conhecida como Pirâmide de Quéops, com altura original de 146,6m e atualmente de 137m, a pirâmide ficou por muito tempo sendo a maior edificação existente do mundo, sendo assim um grande monumento e marco para a arquitetura.

Pirâmide de Quéops, um ícone da arquitetura.

     Até antes do séc XX, o homem jamais conseguira construir uma edificação que tivesse uma altura tão imponente, por dois motivos: pois toda edificação grande demandavam o uso de escadas para deslocar de um pavimento para outro (O que ninguém dispunha de fazer tal esforço físico) e outro pois as construções eram feitas de alvenaria, o que implicava que quanto maior a altura maior deveria ser a espessura de suas paredes, para suportar o peso de suas lajes superiores e a força do vento, o que tornavam totalmente inviável a construção de arranha céus.
     Porém os avanços construtivos tornaram as paredes independentes de função estrutural como o concreto armado e as estruturas em ferro (mais tarde em aço), e mais tarde a invenção do elevador possibilito a criação de macros edifícios que pudessem agora tocar aos céus.
     Nova York entrou em uma competição entre empreendedores pela busca do edifício mais alto, já que estes tinha sinônimo de progresso industrial.  Os arranha céus tinha uma grande influência arquitetônica da art déco, atributo bastante visível nas cidades de Chicago e Nova York (EUA). 
     Em 1889, o edifício Auditorium Building  localizado em chicago uma das primeiras noções do que a evolução dos sistemas estruturais poderiam trazer dali pra frente, sendo que atualmente continua erigido.

  

Após isso vários outros foram construídos e sempre de forma a superar o seu antecessor. Mas destaco um grande ícone que continua atualmente sendo um dos maiores edifícios, o Empire State Building, Construído em 1931 ele possui uma altura de 381m até seu topo.



Abaixo algumas imagens com a classificação dos 10 maiores arranha céus existente e erigidos na atualidade.


Jin Mao Tower, Xangai (China). Inaugurado em 1998 com 421m de altura.

Guangzhou West Tower, Guangzhou (China). Inaugurado em 2009 com 440m de altura.


Willis Tower, Chicago (EUA). Inaugurado em 1973 com 442m de altura.

Nanjing Greenland Financial Center, Nanjing (China). Inaugurado em 2009 com 450m de altura.

Petronas Tower, Kuala Lumpur (Malásia). Inaugurado em 1998 com 452m de altura.

International Commerce Centre, Hong Kong (Hong Kong). Inaugurado em 2009 com 483m de altura.

Shanghai World Financial Center, Xangai (China). Inaugurado em 2008 com 492m de altura.

Taipei 101, Taipei (Taiwan). Inaugurado em 2004 com 509m de altura.

Burj Khalifa, Dubai (Emirados Árabes Unidos). Inaugurado em 2010 com 818m de altura.



0 comentários:

Postar um comentário